Memórias do IV Café com Prosa 2019

Tema: Bárbara Heliodora: a vida e luta das bárbaras são-joanenses

A 4ª edição do Café com Prosa em 2019 ocorreu no jardim da casa de Bárbara Heliodora – Foto: Antônio Celso Toco / Divulgação

O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (IHG-SJDR) realizou em 30 de maio ultimo, a quarta edição, em 2019, do evento denominado “Café com Prosa: Roda de Conversa”. Dedicado ao tema “Bárbara Heliodora: a vida e luta das Bárbaras são-joanenses” foi coordenado por esta Presidência e realizado nos jardins da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, no Centro Histórico de São João. Estiveram presentes o presidente Paulo Roberto de Sousa Lima, a vice-Presidente Maria Lucia Monteiro Guimarães, que coordenou, e os confrades José Alberto Ferreira, Antônio Gaio Sobrinho, Ulisses Passarelli, Gisele Boucherville, José Claudio Henriques, José do Carmo (Teté) Santos e Agostinho Guimarães, e os convidados, Secretários Marcus Fróis e Cintia Leite, o vereador professor Leonardo; Zélia Terrel, da Academia de Letras e a Prof. Cláudia, Diretora da Biblioteca Municipal, confrade Nando, do IHG-Tiradentes; Alzirinha Haddad, do Blog “Atitude São João” bem como  moradores da rua Santa Tereza e as bordadeiras do programa de Educação Patrimonial “Bordando a História”, do Instituto; Marcela Paiva e a equipe técnica composta pela jornalista Carla Gomes, o design gráfico Flávio Lobosque e o fotógrafo Antônio Celso Toco. O evento também contou com a presença das homenageadas como “Bárbaras São-joanenses”: Amanda Carvalho, Ione Andrade, Olga da Silva e Terezinha de Boucherville (in memorian) e contou com a presença de seus familiares, como filhos e irmãos.

A vice-presidente Lucinha Guimarães abriu o evento destacando a importância das parcerias e convidou o Secretário Marcus Frois, a Presidente da Academia de Letras, a Diretora da Biblioteca Municipal e a Secretária Cintia Leite para uma rápida cerimônia de abertura, lembrando que foi pela parceria deles que foi possível a realização desse evento e nas suas falas destacaram a importância das parcerias sociais e foram unânimes ao destacar nessa parceria a importância de se resgatar a história e o patrimônio da cidade.

Ao término da fala dos parceiros, a coordenadora Lucinha Guimarães chamou a performance do Grupo Lendas São-joanenses, um novo parceiro do projeto Café com Prosa, que apresentaram duas das lendas do livro “Contam que…”, de Lincoln de Souza. Os artistas do grupo interpretaram as lendas “A bisbilhoteira” e “O defunto que o Diabo Levou”. Na lenda “A bisbilhoteira”, o grupo inseriu de maneira muito criativa a Musa da Inconfidência e declamou entre um bate papo e outro com a plateia, e uma brincadeira e outra com os convidados, um poema que Bárbara Heliodora fez para seus filhos. Já na outra lendo o Coronel Carlota jurou de pé junto que ninguém foi ao seu enterro e só um homem muito perspicaz chamado Alvarenga Peixoto e contou um pouco da história do Inconfidente com Barbara, após o que foram aplaudidos.

Em seguida a coordenadora do evento agradeceu ao Grupo e destacando a importância das parcerias, agradeceu à direção do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, que gentilmente cedeu o Coral de Trompas da instituição para fazer uma apresentação musical. Da sacada da Secretaria de Cultura o público pode apreciar, à guisa de “vesperata” a interpretação dos quase dez alunos e um professor convidado de seis músicas nacionais e internacionais.

Após a apresentação Lucinha Guimarães chamou o presidente do IHG para falar sobre a história de Bárbara Heliodora. Paulo, em oito tópicos, embasados no livro do confrade José Claudio Henriques, estudioso de Bárbara Heliodora. Ele apresentou “pílulas de história” da musa da Inconfidência do nascimento em SJDR até a sua morte, em São Gonçalo do Sapucaí, exemplificando a importância da história de uma mulher são-joanense, letrada e missivista reconhecida e empreendedora, que teve um papel de destaque na história de Minas e do Brasil em um tempo que às mulheres era reservado o papel essencial de mãe.

Ao término da sua fala, a Coordenadora convidou mais um novo parceiro, o grupo Cantábile, comandado por Bebel que fez uma bela apresentação, ao lado das musicistas Aline e Inês, quando tocaram três músicas de modinha do século XVIII. Bebel explicou que nessa época era comum as pessoas fazerem saraus de músicas e poesia em suas residências. Destacou, também, que a última música apresentada era são-joanense, porém de autoria desconhecida.

Ao término da apresentação do Cantábile, chegou-se ao ápice do evento com a homenagem às Bárbaras São-joanenses. O Instituto entregou um certificado de reconhecimento para quatro mulheres que fizeram e fazem história em São João del-Rei. A vice-presidente lembrou que um dos objetivos do IHG é mostrar para a comunidade as pessoas que fazem história em São João e que muitas vezes não são devidamente reconhecidas. Lucinha ressaltou ainda a consciência da equipe organizadora do evento de que as homenageadas representavam ali as milhares de ”Bárbaras” que São João del-Rei possui e que foi uma forma simbólica que o Instituto encontrou de lembrar todas essas mulheres que fazem a história da cidade. A primeira a receber o certificado foi Amanda Carvalho. Lucinha destacou a importância social do trabalho da jovem que desenvolve o projeto Arquitetas Nômades. A jovem recebeu das mãos do secretário Marcus Fróis o certificado. Em agradecimento Amanda falou do projeto e as dificuldades enfrentadas para manter um “negócio social” de impacta por empreender reformas em imóveis populares de pessoas de baixa renda.

A segunda homenageada foi Ione Andrade, pedagoga com vários projetos educacionais  na cidade, dentre eles a brinquedoteca do Campus Dom Bosco da UFSJ. A diretora da Biblioteca, Prof. Cláudia, entregou o certificado e lembrou que elas foram colegas no Curso de Pedagogia e era com muita honra que entregava esse reconhecimento a ela. A homenageada lembrou de seu pai que sempre frisava a importância da Educação na vida de uma pessoa. A terceira homenagem foi para Olga Aparecida que recebeu o certificado da presidente da Academia de Letras, Zélia Terrel. Olga foi homenageada pelo seu bem sucedido trabalho como empresária, por ter sido a primeira mulher eleita para a presidência da ACI del-Rei, depois de mais de 100 anos de existência da associação, e pelos projetos que realizou em prol da preservação da memória do patrimônio da cidade. Zélia lembrou que participou da diretoria de Olga e que se sentia muito honrada em poder entregar esse certificado. A empresária, em sua fala, relembrou do projeto que desenvolveu denominado “Empresas Apaixonadas por São João del –Rei” e declarou sua paixão pela cidade e o orgulho de poder receber tal homenagem.

A quarta homenageada, Terezinha de Boucherville, in memorian permitiu um dos momentos mais emocionantes do evento. Os seus familiares, filhas, irmão e sobrinhas receberam o certificado em reconhecimento ao trabalho que a artista plástica desenvolveu em prol do resgate da história de São João del-Rei. A filha Giselle, confrade nesse sodalício, recebeu o documento das mãos de Lucinha Guimarães e afirmou se sentir honrada e emocionada em poder entregar esse reconhecimento aos familiares de Terezinha. A confreira Giselle não se conteve e, em lágrimas, afirmou a alegria dos familiares pelo fato do IHG lembrar da mãe dela para essa importante homenagem. E finalizou lembrando da leveza e do legado de amor que a mãe dela tinha deixado para todos.

Lucinha encerrou o evento agradecendo a participação de todos e introduz os últimos parceiros do dia, os integrantes do grupo Coração de Atriz, do confrade Tete. Em um primeiro momento a vocalista Marina declamou um Poema de Cecília Meirelles sobre Bárbara Heliodora. “Partiu-se a estrela da aurora: Dona Bárbara Heliodora”, finaliza o poema a cantora. Ao lado de Tetê dos Santos no violão, Marina interpretou duas músicas que fazem referência à força da mulher. Uma de autoria de integrante do grupo Coração de Atriz e outra composta por Elke Maravilha. Ao final os quase 100 participantes foram convidados para tomarem um belo café mineiro. O IHG agradece a honrosa presença de todos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *