logo50anos
Programa IHG-SJDR Virtual

A pandemia mudou todo o cenário do funcionamento do IHG-SJDR. O que foi inicialmente previstos como alguns meses de quarentena ou recolhimento protegido e o isolamento social como forma de impedir a propagação do vírus, virou uma realidade estável e continuada e “levou à suspensão das nossas atividades presenciais, especialmente em respeito ao fato de que nossos confrades, na sua maioria, se encontram no grupo de risco prioritário de contágio”. Todas as atividades que sempre foram presenciais por estatuto, foram suspensas até segunda ordem”.

 

Isto tudo obrigou o IHG, como instituição, a se reinventar e rever profundamente seus métodos de trabalho em busca de eficácia e efetividade. Como o IHG nunca teve que usar tão intensamente seu sistema de comunicação, como telefone, e-mail, o site oficial e o facebook, e como não tem recursos financeiros para os investimentos requeridos para fazer o upgrade dos nossos equipamentos e programas, teve-se que aprender, com confrades e voluntários da comunidade, a se comunicar à distância com melhor uso destas ferramentas dando ênfase às comunicações on-line. Como ferramenta de Gestão de Qualidade, utilizou-se das técnicas de benchmarking para identificar aqueles bons exemplos para guiarem os caminhos estratégicos da realização dos nossos objetivos. Aplicou-se também por ajudas financeiras de forma a viabilizar, agora de forma on-line, o desenvolvimento deste planejamento represado de atividades culturais, artísticas e educacionais para comemoração ao cinquentenário de fundação do nosso sodalício.

 

PROGRAMA

Montou-se um Programa Emergencial, denominado “IHG-SJDR VIRTUAL”, seguindo modelos e práticas bem sucedidas de virtualidade em instituições similares; captou-se recursos financeiros e agregou-se os meios necessários e suficientes para executá-lo. Primeiro, recorreu-se aos confrades e estes, na sua maioria, acorreram prestativos; em seguida, vieram os voluntários e alguns profissionais remunerados, mesmo que de forma simbólica, para dinamizarmos de forma bem sucedida os meios de comunicação virtual.

 

A vida institucional se animou e dos Informes administrativos impressos avançamos para reuniões virtuais. Primeiro como exercício. Depois, com o domínio da tecnologia e superação das obsolescências de equipamentos, agregamos novos parceiros como convidados e os estimulamos a prepararem suas contribuições em estudos e pesquisas em vídeos cobrindo, de preferência, os temas que devíamos ter desenvolvido presencialmente e agora, vencendo as dificuldades com as virtudes da inclusão virtual, chegamos a realizar reuniões on-line (virtuais).

Isso abriu novas perspectiva e habilitou o Instituto, com apoio de instituições parceiras e da comunidade, a buscar recursos externos. Do CMPPC/SMC e Prefeitura Municipal tivemos a confirmação de verba do FUMPAC para publicação da Revista do IHG-SJDR, vol XIV, porem a ser liberada no início de 2021. Com o apoio de parceria comunitária, aplicou-se para os recursos da lei federal de apoio emergencial para a Cultura. Preparamos um portfólio institucional e montamos um plano de trabalho bem articulado e fundamentado e isso nos levou a ganhar o Prêmio de Boas Práticas Culturais e captamos os recursos necessários ao desenvolvimento, agora virtual das atividades comemorativas do cinquentenário. Eis o Plano de Trabalho:

 

 

META 1 – Publicação e lançamento virtual do nº 1 da Revista do IHG-SJDR: Cinquentenário, Vol. XIV; 


META 2 – Upgrade dos softwares e outras tecnologias audiovisuais do IHG-SJDR;


META 3 – Projeto “Café com Prosa Virtual”, apresentações virtuais de 8 temas específicos;


META 4 – Galeria Virtual 1 – Projeto “Bordando a História”;


META 5 – Galeria Virtual 2 – “Bandas de Música: expressão da cultura popular”


META 6 – Galeria Virtual 3 – “Acervo artístico de Geraldo Guimarães, o Abade”


META 7 – Galeria Virtual 4 – “Monumentos e Chafarizes de SJDR”


META 8 – Galeria Virtual 5 – “Serra do Lenheiros: da pré história a atualidade


META 9 – Heráldica no IHG-SJDR – Recomposição no Cinquentenário


META 10- Projeto “Acompanhamento e Controle de Projetos no IHG”

 

 

Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei

 

Novembro/2020.

Convite – Café com Prosa Virtual: Mestre Ginego

O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei – IHG-SJDR, pela sua Presidência, tem a grata satisfação de convidar os confrades, familiares, parceiros amigos, autoridades, estudiosos da história e...

Leia Mais

Prefeitura de São João del-Rei
Secretaria de Cultura e Turismo

Lei Aldir Blanc – nº 14.017, de 29 de junho de 2020

CoMCult

Conselho Municipal de Cultura
São João del-Rei