Apoie o tombamento da Serra do Lenheiro

A Serra do Lenheiro está localizada à noroeste da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. Caracteriza-se por ser uma formação de quartzito. Grandes blocos, chamados de Pontões, compõem o lugar, além dos vários blocos de pedra espalhados por todo o local.

A Serra do Lenheiro é um espaço de rica geodiversidade, manancial de água potável, além de refúgio da biodiversidade, localizada na transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Pinturas rupestres podem ser vistas na serra do Lenheiro. Há estudos que apontam que as pinturas foram feitas por grupos nômades a cerca de 6 a 9 mil anos atrás. Há vestígios de ocupação indígena e ricos vestígios dos primórdios da mineração em Minas Gerais, como betas, cascalheiras, socavões, diques de mineração, que constituem riquíssimo patrimônio cultural.

A Serra ainda é palco, na atualidade, de manifestações culturais diversas, de várias matrizes religiosas.

Apoie esta causa! Vamos proteger com tombamento este Santuário Natural, recheado de geodiversidade, história e cultura, além de garantir água para a população de seu entorno! Se puder, assine conosco!

(texto de Bruno Nascimento Campos, membro do IHG, Cadeira 19)

https://www.change.org/p/pelo-tombamento-da-serra-do-lenheiro-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-del-rei?recruiter=1146719027&utm_source=share_petition&utm_campaign=psf_combo_share_initial&utm_medium=whatsapp&utm_content=washarecopy_34521289_pt-BR%3A2&recruited_by_id=13864af0-eeb9-11ea-abd3-dd0475e61570

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *