Chamada de artigos para número XVII da Revista do IHG

INFORMAÇÕES PARA INTERESSADOS EM PUBLICAR NA REVISTA DO IHG

O Instituto Histórico e Geográfico de São João del Rei agora recebe artigos em fluxo contínuo para sua revista. Os artigos devem ser encaminhados para e-mail:  conselhoeditorialihgsjdr@gmail.com, com o assunto – “Artigo para revista do IHG”.  

Para serem analisados pela comissão editorial os artigos devem respeitar os seguintes parâmetros:  

1. Devem ser voltados para a difusão do conhecimento histórico, geográfico, cultural e outras disciplinas e áreas afins, no âmbito dos estudos da região da antiga Comarca do Rio das Mortes. Podem ser investigações científicas inéditas, resenhas, notas, artigos, documentos, traduções, comentários, súmulas de monografias, palestras, ensaios, relatos, revisão bibliográfica, e outros gêneros apresentados segundo as normas da ABNT  

2. Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows 95 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, com margens 2,5 cm, papel tamanho A4; recuo de 1,25cm da esquerda para parágrafos na primeira linha dos parágrafos e 4,0cm para citações com mais de 3 linhas. Espaçamento de 1 linha entre parágrafos e títulos/subtítulos de seções. Máximo de 5 mil palavras, e com imagens, gráficos etc., máximo de 13 páginas. 

Autor à direita, em Times New Roman 11, com o e-mail abaixo, e se for sócio do IHG, o número da cadeira do patrono.  

O título deve ser em negrito e caixa alta. As seções secundárias devem ser em negrito, com somente a inicial em caixa alta, e as terciárias sem negrito, todos em New Times Roman 12.  As Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico, assim como títulos diversos: de obras, nomes de jornais, artigos etc. Para ênfase ou destaque, usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.  

2.1. Sobre as citações:  

Quando o nome do autor fizer parte da sentença citada, o ano da obra deve ser registrado imediatamente após o nome do autor. Ex.: De acordo com Gramsci (1982), xxxxxyyyyyy kkkkkkkkaaaa  lorem ipsum dolorsitamet, consectetura dipiscingelit. Ut vulputate tincidunt turpisattincidunt.  Suspendissea liquamv enenatis ipsum.  

As citações diretas curtas (até 3 linhas) devem ser colocadas entre aspas duplas “lorem  uiqwertpsum dolorsitamet, consectetur adipiscingelit. Ut vulputatetin ciduntturpisatt incidunt”, sendo antecedidas ou seguidas da indicação da fonte, conforme as regras acima, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas. 

No caso de citações longas (mais de três linhas), devem ser destacadas em parágrafos, configurados em Times New Roman 11, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro. Citando as fontes no modelo “autor, data, página”. Ex: (SILVA, 2005, p. 44). 

A fonte também pode ser apresentada antes da citação. Ex: De acordo com Silva (2005, p. 44),  

configuração da citação do texto: fonte Times New Roman 11, justificado, espaçamento simples, recuo de 4 cm para todo o parágrafo lorem ipsum dolorsitamet, consectetura dipiscingelit. Utvulputatetin ciduntturpis at tinciduntlorem ipsum dolor sit  amet, consecteturad ipiscingelit. Utvulputatetinci duntturpis at tinciduntlorem ipsum dolor sit amet, consectetura dipiscingelit. Utxxx xxxxx xxxxyyy yyy yyyhhh hhhh vulpu tateti ncidu ntturpis attin cidunt. 

Nunca termine uma seção com citação longa. Procure continuar com o texto de forma a estabelecer uma ligação com o item/seção seguinte. 

Em citações de obras de dupla autoria, os sobrenomes dos dois autores devem ser indicados em maiúsculas e separados por ponto e vírgula. Ex: (FREIRE; ILLICH, 1975, p. 74). Os trabalhos com três ou mais autores indica-se o sobrenome do primeiro seguido de et al. Ex.: (FREITAS et al., 1997, p. 85).  

2.2. Os artigos precisam ter um resumo e palavras chave, conforme modelos abaixo:  

RESUMO (Times New Roman 11, centralizado, negrito, caixa alta) 

O resumo deve possuir entre 600 a 800 caracteres sem espaços, incluindo informações que identifiquem:  problema, objetivos, referencial teórico, metodologia e síntese do estudo realizado, na fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento entrelinhas 1,0. O resumo deve apresentar entre 3 e 5 palavras-chave. Título (máximo 20 palavras), resumo e palavras-chave devem ser escritos em português, inglês e espanhol, além do idioma de origem do artigo. Os títulos, resumos e palavras-chave em línguas estrangeiras devem ser escritos em itálico. 

PALAVRAS-CHAVE (Times New Roman, 11, negrito, caixa alta): Palavra-chave1; Palavra-chave2; Palavra chave3; Palavra-chave4; Palavra-chave5. (Somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, separadas por ponto e vírgula (;)). 

3 – Os artigos recebidos serão avaliados pela Comissão Editorial que emitirá parecer para fins de publicação.  

3.a. Se necessário a Comissão Editorial enviará aos autores propostas de que alterem o texto original para que se torne publicável, sem desrespeitar opiniões historiográficas.  

3.b. Se um artigo for aprovado o autor poderá solicitar um certificado de aceite.  

3.c. Os autores cedem ao IHG o direito de publicação no ato de enviar o artigo para avaliação. O termo de autorização deve ser enviado pelo autor por meio eletrônico imediatamente após a comunicação de aprovação. 

3.d. O conteúdo dos trabalhos será de inteira responsabilidade dos seus autores.  

4 – A revista é periódica e terá um número mais ou menos exato de páginas; assim, os trabalhos serão publicados por ordem de chegada/aprovação.  

5. Exemplos de referências bibliográficas:  

REFERÊNCIAS (título em Times New Roman 14, negrito, caixa alta) 

Configuração das obras referenciadas: Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entrelinhas da mesma referência, inserir uma linha simples entre cada referência.  Obs.: Obrigatório o nome e sobrenome dos autores por extenso. 

Artigo em periódico eletrônico 

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, 2010. p. 37-58, set./dez., 2010. Disponível em:  http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270. Acesso em: 12 ago. 2016.  

Livros e Teses 

APPLE, Michael W. Educação e Poder. 2. ed. Porto Alegre: Arte Médicas, 1989.  CAVALLET, Valdo José. A Formação do Engenheiro Agrônomo em Questão: a expectativa de um profissional que atenda às demandas sociais do século XXI. Orientador: Marcos Tarciso Masetto. 1999.  149 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.  

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.  

Capítulo de livro 

FAGUNDES, Léa da Cruz; LOPES, Daniel de Queiroz; VALENTINI, Carla Beatris. Pesquisa e avaliação de práticas inovadoras para a inclusão da escola na cultura digital. In: FERRENTINI, Fábio Sampaio; ELIA, Marcos da Fonseca (Orgs.). Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012. p. 69-79.  

Resumos de congresso, fóruns, seminários 

WACHOWICZ, Lilian Anna. O método didático e sua fundamentação na lógica dialética. In: V Fórum de Pró-Reitores de Graduação. Curitiba: UFPR, 1992.  

Dados fornecidos por agências governamentais (Secretarias, Ministérios, IBGE etc.), catálogos, centros de documentação, repertórios. 

UNESCO. Directory of Educational Research Institutions. 2. ed. Paris, UNESCO, 1986. SMS RJ (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro). 2000.  

Dados sobre acidentes ocupacionais com material biológico. Rio de Janeiro: Programa de DST-Aids /Coordenação de Doenças Transmissíveis / Superintendência de Saúde Coletiva –SMS-RJ. Leis, Decretos, Portarias BRASIL. 1996.  

Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  Publicada Diário Oficial da União, DF, Ano CXXXIV, n° 248, p. 27.833 – 27.841.  

Artigo de jornal sem indicação de autoria 

O GLOBO. Fórum de debates discute o projeto Educando o Cidadão do Futuro. O Globo, Rio de Janeiro, 6 jul. Caderno 1, 2001, p. 18. 

Artigo de jornal com indicação de autoria 

TOURAINE, Alan. Uma resistência possível. Folha de São Paulo, 3 jul., Caderno Mais, no. 486, 2001, p. 18-20.  

Filmes e vídeos em meio eletrônico 

CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.).  

NINGUÉM NASCE RACISTA. Continue Criança. 2016. vídeo (3m40s). Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=qmYucZKoxQA. Acesso em: 21 ago. 2019. 

6. Sobre as imagens:  

Ilustrações (figuras, esquemas, fluxogramas, fotografias e gráficos) deverão ser incorporadas diretamente ao texto em formato JPG, em boa resolução (sugerimos 300 dpis), e conter legendas posicionadas logo abaixo. Esses objetos e respectivas legendas devem ser centralizados na página, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10. As legendas devem ser precedidas da palavra designativa (Figura, etc.), seguida de seu número (algarismo arábico) de ordem de ocorrência no texto, do respectivo título ou explicação breve e clara. Caso a Ilustração seja elaborada por outro autor, é necessário abaixo da mesma indicar a fonte incluindo autor, ano de publicação e número da página, e incluir a respectiva referência no final do texto.  

Figura 1 – Título da figura (Times New Roman 10, centralizado) 

Fonte: (Times New Roman 10) [fonte dos dados ex: o(s) autor(es), pesquisa de campo) 

Gráfico 1 – Título do gráfico (Times New Roman, 10. Centralizado) 

Fonte: (Times New Roman, 10) [fonte dos dados ex: o(s) autor(es), pesquisa de campo) 

Tabela 1 – Título da tabela (Times New Roman, 12, Centralizado. No caso de TABELAS, título em cima, e fonte em baixo, laterais da tabela abertas, conteúdo da tabela com fonte 11) 

Fonte: [fonte dos dados ex: o(s) autor(es), pesquisa de campo] 

Quadro 1 – Título do quadro (Times New Roman 12. Centralizado. No caso de QUADROS, título em cima, e fonte em baixo, laterais do quadro fechadas, conteúdo do quadro com fonte 11) Fonte: (Times New Roman 10) [fonte dos dados ex: o(s) autor(es), pesquisa de campo) 

Nunca termine uma seção com ilustrações ou tabelas. Procure continuar com o texto de forma a estabelecer uma ligação com o item/seção seguinte.

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