Museu Regional organiza visitação às bêtas de São João del-Rei

As inscrições para conhecer as minas de ouro da cidade já estão abertas

A caminhada às Bêtas (Minas de Ouro) será feita em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 06 de junho, segunda-feira, em companhia do guia Luiz Miranda que possui grande conhecimento do local. O ponto de encontro será às 8h no MRSJDR.

As Minas de Ouro marcam o início de São João del-Rei. A busca pelo ouro, que se iniciou no século XVII, trouxe à região pessoas de diversos lugares que se estabeleceram próximo às minas configurando como o primeiro núcleo povoador da cidade. Esses espaços são considerados hoje como patrimônio mineiro. As remanescentes bêtas devem ser preservadas pois são testemunhas da história do século XVIII e XIX.

Além de valorizar e divulgar o patrimônio cultural e natural da cidade, a atividade educativa tem como objetivo incentivar o respeito ao meio ambiente. É através do patrimônio que é possível saber o que definiu e fundamentou a vida daquela sociedade quanto às características, seus costumes, seus comportamentos, e como esses elementos podem ser registrados e preservados para seus sucessores em formato de memória e identidade histórica.

Daí a tamanha importância da preservação do patrimônio, principalmente, ligado ao meio ambiente. Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, a preservação do patrimônio natural propicia um ótimo exercício de integração entre os elementos físicos e biológicos da natureza, entende-se as relações que se estabeleceram entre si e as ações humanas. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a identidade deste. Portanto, é um ato de construção da cidadania.

O evento será no dia 06/06/2022, na segunda-feira. Saída do MRSJDR às 08h, com duração prevista para três horas e trinta minutos a quatro horas. As vagas são limitadas e para garantir a presença, é preciso realizar a inscrição no valor de 15 reais entrando em contato pelo e-mail: mrsjdr.educativo@museus.gov.br

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *