Nota Oficial: Instruções para acesso à biblioteca do IHG

O presente trabalho é uma listagem do acervo da biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Optamos por catalogarmos em uma simples tabela dado ao volume que não é muito expressivo, porém, serve de orientação aos pesquisadores e interessados.

Para localizar uma obra por título o interessado deverá prioritariamente pesquisar pelo título da capa do livro, porém, poderá encontrá-la também sem os artigos “A” “O”, etc.

EXEMPLO: A obra “A Coleção de Documentos Escolhidos” poderá estar em: A Coleção, Coleção, ou Documentos Escolhidos

TEMAS

Cada tema tem sua tabela específica classificada por ordem alfabética de “Título da Obra”, “Autor”, “Editora”, “Ano” e “Local”.

Os TEMAS são: História Geral, História do Brasil, História de Minas Gerais, São João del-Rei, Geografia, Cidades, Literatura, Biografias, Filosofia, Patrimônio, Música, Culturais, Artes, Folclore, Museus, Academias, Institutos Históricos.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE GUARDA

Quanto ao “local de guarda” existem 12 estantes identificadas numericamente de 01 a 12 destinadas a guarda dos livros, 4 (quatro) destinadas a coleção de jornais e fascículos e, dois armários de aço com guarda de livros de atas, apostilas e pastas de projetos culturais. Cada estante possui 6 (seis) prateleiras identificadas alfabeticamente. Então convencionamos que se o livro tal está na estante 01 e na prateleira A, ele vai estar no local 1A. O livro que estiver na estante 02 prateleira B, seu local será 2B.

DETALHES

No Tema “Biografias”, coluna “Título da Obra”, optamos denominar simplesmente pelo nome do biografado, para facilitar a pesquisa. Então, se a obra denominar-se: “Descendentes de Domingos Antônio Pereira”, optamos por “Domingos Antônio Pereira”. “Homenagem a Sérgio Buarque de Holanda”, optamos por: “Sérgio Buarque de Holanda”.

Vejam em seguida um exemplo da tabela:

TÍTULO DA OBRAAUTOR EDITORAANOLOCAL
Fontes Históricas de São João Del-ReiGAIO SOBRINHO, AntônioPrópria20138A
História da Educação em São João Del-Rei GAIO SOBRINHO, AntônioPrópria20008A
Memórias Sentimentais de Conceição da Barra de Minas GAIO SOBRINHO, AntônioPrópria20158A
No Jardim da Ilusão GAIO SOBRINHO, AntônioPrópria19948A
Sanjoanidades - Um passeio histórico e turístico por S.J.D.R.GAIO SOBRINHO, AntônioPrópria19968A
São João del-Rei: 300 anos de históriasGAIO SOBRINHO, AntônioPrópria20068A
São João del-Rei Através de DocumentosGAIO SOBRINHO, AntônioPrópria20108A