Novos documentos digitalizados e disponíveis em nosso site

A biblioteca do IHG de São João del-Rei guarda recortes de jornais, fotografias e outros documentos do engenheiro Joaquim de Almeida Lustosa (1870-1937). Trata-se do irmão mais velho do Dr. Lustosa famoso por sua cera de propriedades medicinais, que se chamava Paulo de Almeida Lustosa (1887-1986). Dentre os doze irmãos ainda se destacou, sendo lembrado por Cintra na Galeria das Personalidades Notáveis de S. João del-Rei o Arcebispo Dom Antônio de Almeida Lustosa (1886-1974).

O organizador dos recortes agora oferecidos ao público graduou-se Engenheiro de Minas e Civil em 1894, pela Escola de Minas, em Ouro Preto. Em Queluz, atual Conselheiro Lafayete, Joaquim Lustosa foi diretor da Cia. Morro da Mina, e fundador e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Queluz.

Os recortes agora publicados estendem-se de 1907 a 1935. São de periódicos diversos, como O Repórter, de São João del-Rei, o Estado de Minas e o Horizonte, de Belo Horizonte, A Flammula, a Gazeta de Queluz, O Facão e O Lyrio, de Conselheiro Lafayete, além d’O Imparcial, e o Correio da Semana. Além de recortes de jornais existe um manifesto Civilista de Conselheiro Lafayete, um cartaz com programação cultural, uma carta pessoal etc.

A maior parte dos recortes ou exemplares inteiros parecem ter sido recolhidos por conterem contos do colecionador. Mas também existem artigos que tratam dele, ou do seu irmão Arcebispo.

São documentos valiosos para historiadores de diferentes assuntos, e deliciosos para os curiosos. Podem ser vistos na pasta:

https://drive.google.com/drive/folders/1V85TXbBZi40sG0iSoNz2I37mEEyGQmya?usp=sharing

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *