Nota Oficial: Em defesa da Fazenda do Pombal e da imagem de Tiradentes

A Presidência do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, cônscia das suas responsabilidades acumuladas ao longo dos 48 anos desde sua fundação vem, neste momento difícil e conturbado por que passa nossa Nação, mostrar a importância e louvar a figura insigne do nosso Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, filho dileto e confesso dessa “briosa e fiel” cidade. Vimos conclamar a todos os sócios desse sodalício, às autoridades constituídas nas diferentes esferas do Estado nacional, as corporações militares, a imprensa e a população em geral para levantarmos em uma só forte e firme voz na defesa da figura emérita do nosso herói da Conjuração Mineira e desde sempre, do País, bem como deum dos seus mais fortes legados, o sítio do seu nascimento na Fazenda do Pombal, hoje município de Ritápolis.

Em visita oficial à área de proteção ambiental e ao sítio histórico da Fazenda, em continuidade às homenagens que o IHG-SJDR prestou ao Alferes em sua última assembleia, uma comitiva desse Instituto pode constatar, com agradável surpresa, o auspicioso resultado do enorme esforço que um punhado de abnegados desenvolve, desde algum tempo e com parcos e dispersos recursos e apoios,  para dotar novamente a Fazenda das melhores condições de  existência e plena capacidadede permitir à população da região o melhor desfrute  desse lugar impar e tão especial para a história dessas Minas Gerais.

Esse Instituto, responsável estatutariamente por zelar pelo patrimônio histórico e geográfico, material e imaterial da nossa região das Vertentes, da Cidade de São João del-Rei e dos seus nexos com as questões estaduais e nacionais, vem trazer publicamente seu apoio ao trabalho lá desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes – ICMbio/IBAMA, pelos seus técnicos e analistas e pelos novos recursos humanos e materiais ali aportados pelas Prefeituras de Ritápolis, Tiradentes e São João del-Rei, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.  Entretanto, por mais ingentes que sejam os esforços, as carências ainda são muitas e visíveis aos olhos dos que prezamos pelo que a Fazenda do Pombal representa como proposta de Área de Proteção Ambiental e como inestimável sitio histórico para a região, o Estado e o Pais. Muito há que fazer!

Por isso conclamamos que todos nos irmanemos em defesa e proteção da Fazenda do Pombal. Façamos das nossas visitas,e outras formas de apoio,um atestado de responsabilidade social e compromisso com o sentido mais profundo do que ela representa para o ser mineiro, já que filhos uma terra que já surgiu pronta e unida pelos vários povos que a forjaram no cadinho da luta libertária, desde os Emboabas. Essa é a nossa terra, mineiros, a nossa herança, e o Alferes Tiradentes o herói e fiador da nossa liberdade, mesmo que tardia, nessa nossa tão explorada Nação.

Vivas ao Alferes Tiradentes, herói da liberdade nacional. Vivas ao povo brasileiro!

Paulo Roberto de Sousa Lima – Presidente

Maria Lúcia Monteiro Guimarães – Vice-Presidente

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *