Nota Oficial: Homenagem a Jota Dangelo

Jota Dangelo - Foto Joyce Aparecida / O Tempo / Divulgação
Jota Dangelo – Foto Joyce Aparecida / O Tempo / Divulgação

A Presidência do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei – IHG-SJDR, em nome de todos os confrades, vem a público comunicar nossa satisfação de ter o são-joanense e nosso confrade sócio honorário, JOSÉ GERALDO D’ANGELO, sido eleito membro da centenária Academia Mineira de Letras.  Esse reconhecimento de sua marcante personalidade agrega louros a uma vida de estudos, trabalho e produção intelectual que se inicia em São João del-Rei, com os estudos básicos; passa por BH, onde se formou em Medicina, pela UFMG, e foi professor. Como professor na UFMG destacou-se pela volumosa produção de artigos e livros de rara competência. Ao longo da sua história pessoal e de intelectual, foi reconhecido como homem público de múltiplos envolvimentos, onde se destacou pela trajetória de bons serviços prestados à Cultura tanto como Superintendente da Fundação Clovis Salgado, como Secretário-Adjunto e posteriormente Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais. Por longo tempo foi diretor-Presidente do BDMG Cultural.

Como homem de teatro contribuiu como diretor, produtor e intérprete e agregou à literatura mineira uma fértil dimensão ao escrever, dentre outros livros, “Os Anos Heroicos do Teatro em Minas (1950-1990)”, de 2010 e em especial, junto com outros, “Oh, Oh, Oh, Minas Gerais”, em 1968. Mas pode e deve ser louvado também pela sua contribuição ao carnaval de rua de São João, onde, junto com outros carnavalescos, nos tempos áureos do Ginego e Mestre Quati – como o IHG-SJDR colheu de sua participação e depoimento em encontro do projeto “Café com Prosa” e documentou no livro “Estórias por Trás da História São-Joanense”, de 2019 – estimulou e organizou a Escola de Samba Qualquer nome Serve e outros blocos e escolas que, como verdadeiras procissões, engalanaram as ruas da cidade.

Reconhecer o bem feito, em especial ainda em vida, é um compromisso histórico e social do IHG-SJDR e por isso nos irmanamos à cidade e ao seu povo para louvar, orgulhosos, o reconhecimento dessa personalidade são-joanense pela austera e importante Academia Mineira de Letras. Cumprimentamos à Academia, que se enriquece com a participação desse intelectual; ao nosso confrade, pelo louvor que lhe é conferido, e, em especial, ao povo são-joanense, esse celeiro de contribuidores, em diferentes dimensões, para a grandeza desse Estado, que é o legítimo herdeiro da tricentenária, valorosa e libertária, Província das Minas Gerais. Parabéns, confrade!

São João del-Rei, 30 de julho de 2020
Paulo Roberto de Sousa Lima (Presidente) 
Maria Lucia Monteiro Guimarães (Vice-Presidente)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *