Nota oficial: Adeus a Tiago Adão Lara

Tiago Adão Lara foi um dos fundadores do IHG São João del-Rei – Foto: Olavo Prazeres / Tribuna de Minas / Divulgação

A Presidência do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, cônscia das suas responsabilidades acumuladas ao longo dos 49 anos desde sua fundação vem se irmanar aos familiares, amigos e admiradores do confrade fundador Professor Tiago Adão Lara nesta passagem da oitava do seu falecimento.  Acompanhamos com emoção e carinho o desenrolar do seu adoecimento e tão logo notificados do ocorrido nos mobilizamos para honrar, de forma condigna, a figura significativa do nosso último fundador ainda então em vida. Fizemo-nos representar no velório e sepultamento; diversos confrades estiveram presentes em algumas das várias missas em sufrágio da sua alma realizadas aqui nesta cidade e diretamente o Instituto honrou sua memória em seus eventos e encomendou, e assistimos em coletivo, missa na Igreja de N. S. do Carmo.

Em todos os eventos promovidos pelo Instituto foram-lhe prestadas merecidas homenagens, em momentos de respeito pela sua vasta obra e rica vida. Na mesma quinta-feira do falecimento, na abertura do 7º Café com Prosa – Roda de Conversa, cujo tema “Causos e Histórias da nossa Serra do Lenheiro” foi debatido por instituições e profissionais ambientalistas, os presentes foram convocados e se envolveram em um momento de silêncio em sua homenagem, concluído com uma salva de palmas. O mesmo ocorreu na abertura da 551ª Assembleia Geral Ordinária desse sodalício, oportunidade em que, em homenagem póstuma ao confrade fundador, a Presidência lembrou ao plenário que seu nome dignifica o “Jardim da Paz” da Casa mais Antiga e o plenário ouviu, em profundo respeito e ao final se irmanou em júbilo à saudação que foi dirigida ao falecido pelo confrade e ex-Presidente Antônio Gaio Sobrinho, bela peça oratória anexada, para fins documentais, à ata da Assembleia.

Esta Presidência entende que, junto com os familiares, amigos e admiradores, prantear ao que se foi e ao mesmo tempo se regozijar pelo seu bem feito, que nos fica como exemplo, é tarefa responsável e digna dos que se propõe, como esse Instituto, a zelar pela história e cultura do povo são-joanense e dos que honraram a cidade como moradores e por ela se tornaram reconhecidas personalidades. Como bem lembrou o Prof. Antônio Gaio Sobrinho, figuras marcantes como o confrade fundador Prof. Tiago Adão Lara devem ter sua memória venerada, pois, como nos ensina a Bíblia, da qual o falecido era um exegeta, no verso 3 de Daniel 12, “Os que a muitos tiverem ensinado o caminho da justiça, como estrelas resplandecerão por toda a eternidade”*. Por tudo isso viverá conosco a memória do confrade fundador Prof. Tiago Adão Lara!

São João del-Rei, Sala “Fábio Nelson Guimarães”, 06 de outubro de 2.019

Paulo Roberto de Sousa Lima – Presidente
Maria Lúcia Monteiro Guimarães – Vice-Presidente

(*) “Qui ad justitiam erudiunt multos, quasi stellae fulgebunt in perpetuas aeternitates!”

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *